sábado, 21 de março de 2009

Um pouco sobre CUBA

Informações Gerais:
Localização Geográfica

Cuba é a maior das ilhas do arquipélago cubano, formado ademais pela Ilha da Juventude e umas 1600 pequeninas ilhas agrupadas em quatro diferentes conjuntos: os sub-arquipélagos dos Colorados, Jardins do Rei ou Sabana-Camagüey, Jardins da Rainha e os Canarreos, que abarcam uma superfície de 110 992 km2.

O arquipélago cubano está situado no Mar Caribe, à entrada do Golfo de México e distante 140 km das Ilhas Bahamas, 146 de Jamaica, 180 da Florida e 210 de Cancún.

Cuba é uma ilha longa e estreita (1200 km do Cabo San Antonio, extremo ocidental, à Ponta de Maisí, extremo oriental); o largo máximo é de 210 km e o mínimo de 32 km.

A forma da ilha, orientada deste a oeste, não permite a existência de rios longos e caudalosos. Entre os mais importantes se encontram o Cauteloso, Toa, Sagua a Grande, Zaza e Caonao.

Algumas correntes montanhosas de relativamente pouca elevação, atravessam diversas partes do território da Ilha de Cuba. As mais notáveis são: A Cordilheira de Guaniguanico, no ocidente, a Cordilheira de Guamuhaya na porção central, o maciço Sagua-Baracoa e a Serra Mestra no oriente, localizando-se na última a maior altura do país, o Bico Real do Turquino, com 1974 m sobre o nível do mar.

A paisagem é diversa e varia desde o semidesértico até os bosques tropicais úmidos.
A biodiversidade do país é alta e seus variados ecossistemas se encontram bem preservados.

Idioma oficial
Espanhol

População
Considerada como uma das populações mais heterogêneas do mundo, em Cuba se misturam brancos, negros, mulatos e chineses numa simbiose perfeita.

Conta com mais de 11 217 000 habitantes, dos quais o 75% reside em zonas urbanas. De sua população total, 5 milhões 587 mil 970 são varões e 5 milhões 592 mil 129, mulheres. A densidade de população é de 100,3 habitantes por km2 e as províncias mais povoadas são Cidade de Havana (2 198 000), Santiago de Cuba (1 023 000) e Holguín (1 021 000).

Clima
Subtropical moderado, com predomínio de temperaturas cálidas. Distinguem-se duas estações: a de chuva (maio a outubro) e a de seca (novembro a abril). A temperatura média ao ar é de 25,5°. A média anual de umidade relativa é do 78%.

Divisão Político-Administrativa
A partir do ano 1977 se estabeleceu em Cuba uma nova divisão político administrativa, que organizou ao país em 14 províncias, 169 municípios e o Município Especial Ilha da Juventude.

A Bandeira
Desenhada pelo escritor, poeta e desenhista Miguel Teurbe Colón, segundo indicações do patriota Narciso López, foi içada pela primeira vez em 1850, na cidade de Cárdenas, pelos membros da expedição libertária de Narciso López. Adotada como ensina nacional o 11 de abril de 1869 pela Assembléia Constituinte de Guáimaro (órgão independentista), presidiu também as lutas dos mambises na guerra de independência de 1895-98. Suas três listas azuis representam os departamentos nos que se dividia a ilha por então; as duas listas brancas, a força do ideal independentista; o triângulo vermelho, a igualdade, a fraternidade e a liberdade e a sua vez o sangue necessário vertida nas lutas pela independência, e a estrela branca, solitária, aparece como símbolo de absoluta liberdade entre os demais povos.

O Escudo
Originalmente desenhado em 1849 por Miguel Teurbe Colón, o mesmo que desenhou a bandeira, conserva sua concepção básica ainda que com algumas mudanças. Em seu corpo superior horizontal aparece uma chave dourada entre duas montanhas e um sol nascente (o qual simboliza a posição de Cuba no Golfo de México, entre as duas Américas). As faixas brancas e azuis representam, ao igual que na bandeira, a antiga divisão departamental. À esquerda, na vertical, aparece uma paisagem cubana presidida pela palma real, símbolo do caráter indomável do povo cubano.

Hino Nacional
O Hino Nacional cubano nasceu em Bayamo no fragor da luta pela independência. Pedro Figueredo, depois de ter composto a melodia em 1867 escreveu, com grande sentido independentista, a letra deste hino de luta quando as tropas insurrectas tomaram a cidade em 1868.

"Ao combate correi, bayameses
Que a Pátria vos contempla orgulhosa
Não temais uma morte gloriosa
Que morrer pela Pátria, é viver.

Em correntes viver é viver
Em afronta e opróbrio sumidos,
Do clarim escutai o som
Às armas, valentes, correi".

Outros atributos nacionais:

Flor Nacional:

A borboleta. Seu nome científico é Hedychium coronarium, da família das Zingiberaceas. Oriunda de Vietnã. Deveio símbolo da flora cubana, pois foi empregada como uma espécie de clave entre as mulheres que participaram nas guerras libertadoras do século XIX. Tem um extraordinário perfume.

A árvore nacional:
A Palma Real, ainda que não é oriunda de Cuba, por sua abundância em nossa natureza e seu simbolismo, representando a firmeza do povo cubano.

Ave Nacional
O Tocororo, espécie autóctone, sua plumagem reproduz as cores da ensina nacional.

Outras informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário