A chegada:
Brasileiros representantes do comitê brasileiro foram nos receber no aeroporto internacional de havana, uma baiana, uma carioca e um paulista fizeram a recepção, mais havia mais de 10 brasileiros no aeroporto.Fomos para os ônibus amarelos da década de 50 mais arrumados bom conservados, andamos por cerca de uns 40 Km até chegarmos a ELAM, onde tivemos uma recepção maravilhosa cerca de 300 brasileiros nos esperavam na entrada da escola, com muita musica e dança, um orador fez a coordenação de cerimônia de recepção em espanhol língua materna, e uma brasileira fez a tradução , até porque cerca de 90 % dos brasileiros não sabem falar em espanhol.
Primeiro Dia na ELAM:
Fomos fazer exames médicos, com análise psicológica, clinico e odontológico. Depois fomos conhecer a casa de cambio da escola fazer troca de dinheiro euro por cuc-peso convertido e ou peso cubano. Agora é o processo da matricula levamos os envelopes que trouxemos do Brasil lacrado pela embaixada de cuba, e compramos uma espécie de selo que custa 10 pesos cubanos para podermos fazer a carteira de estudante. Amanhã vamos fazer a matricula de fato na internet um tipo de cadastro....
Nós somos chamados na faculdade de pré-médicos são todos aqueles estudantes iniciais do curso de medicina.
Objetivo desse Blog:
O objetivo deste blog é despertar em outros jovens brotenses e em outros jovens brasileiros o desejo de ter uma graduação em medicina no exterior, mais precisamente em CUBA na ELAM – Escola Latino-Americana de Medicina.
Venho aqui expor minhas experiências nessa etapa maravilhosa de minha vida, vamos então por etapas:
A Candidatura da bolsa:
O processo se inicia no mês de janeiro quando o governo cubano oferece ao Brasil um grande numero de becas “bolsas” todos os anos, estas becas são para partidos políticos, instituições, ONGs, movimentos, igrejas, etc. Estes campos da sociedade, se responsabiliza em fazer o seu próprio processo seletivo de acordo com as exigências da embaixada de cuba e de suas próprias.Todas as pessoas indicadas pelas organizações são submetidas a outro processo seletivo na própria embaixada, são três provas:
1- teste de inteligência;
2- uma redação relacionada ao sistema educacional de cuba e sobre o motivo de está disputando a bolsa, e como seria sua atuação como medico ao voltar para o Brasil;
3- uma entrevista diplomática.
Mais todo o processo é muito simples uma vês em que o candidato apresentar a documentação correta e completa ele tem 50% de chances de ganhar a bolsa.
Segue abaixo a lista do todos os documentos necessários para se inscrever:
Passaporte valido.
Exame de HIV.
Atestado de sanidade física e mental.
Antecedentes criminais, e civis.
Teste de gravidez para as mulheres.
Certificado e histórico escolar, com firma reconhecida do diretor de escola.
É bom seguir em anexo todos os documentos de identificação com copias autenticadas.
Obs: quanto mais documentos validos e autenticados enviar melhor para facilitar o processo.
Bom geralmente depois de ser aprovado na entrevista a pessoa tem apenas 3 dias para efetuar o pagamento da passagem que fica em média 700 dólares, e a viagem é em torne de 8 a 10 dias após a confirmação, portanto é importante que todos estejam com estas coisas em vista desde já.
A viagem rumo à ELAM - Cuba
Geralmente os vôos saem de Belo Horizonte e São Paulo, no meu caso sai do aeroporto de Guarulhos no dia 25 de fevereiro deste ano de 2009.
Nosso grupo era de aproximadamente 100 pessoas de todas as regiões de País. A paisagem é maravilhosa o vôo tem uma escala no Panamá que é um lugar lindo.
A primeira vista de Cuba são campos de irrigação onde são cultivados alimentos verduras, e frutas.
O Aeroporto José Martí. Se a viagem terminasse no aeroporto já haveria valido a pena, pois a riqueza de cultura que existe no aeroporto é inenarrável de cara saímos em uma sala com bandeiras de todas as nações irmãs de Cuba, o que dá uma sensação de acolhimento de ser bem vindo.
No desembarque tinha um grupo de brasileiros que já então estudando na ELAM para recepcionar aos novatos, muito gratificante o brasileiro é muito alegre e recebe a todos com festa.
A ELAM – Escola Latino-Americana de Medicina.
A primeira visão é uma grande torre que lembra um disco voador suspenso no ar, com o nome bem grande ELAM. As instalações são enormes, é uma cidade que abriga entre estudantes e funcionários cerca de 5.000 pessoas, o lugar é mágico você se apaixona desde a primeira vez que ver.A piscina. Existe um espaço conhecido com piscina que nada mais é, que um lugar onde empoça água quando está chovendo e por isso recebeu o nome de piscina. Este lugar é usado para acolher a todos os novatos de todas as delegações.
O primeiro dia.
No primeiro dia na ELAM, todos somos submetidos a exames de sangue e avaliação psicológica, bem como bucal, para criar uma fixa de dados de saúde no hospital da própria escola é um banco de dados que terá todo o seu histórico medico enquanto aluno na ELAM. Após todos os exames iremos iniciar uma etapa de quarentena onde deveremos durante 10 dias tomas dois medicamentos, o primeiro é a Cloroquina que serve para baixar a imunidade do corpo, e o segundo a primaquina que tem efeito contrario aumenta a imunidade de corpo. Este é um procedimento que todos tem que passar com exceção daqueles que apresentarem algum tipo de impedimento médico para este tipo de medicamento.
A comida.
Aqui se tem 5 refeições por dia:
das 7:30 às 8:30 café da manhã,
das 11:30 às 13:30 almoço,
das 17:30 às 19:00 jantar,
das 21:00 às 22:00 um lanche.
A comida é totalmente diferente do Brasil nas primeiras vezes em que vamos ao “comedor” lugar onde as refeições são servidas, temos uma certa resistência, porem com o dia a dia acostumamos a passamos a achar bom o sabor das comidas. Para as pessoas que não se adaptarem tem outras opções tem restaurante e lanchonetes dentro da própria faculdade com preços bem acessíveis uma refeição custa em média 25,00 pesos cubanos cerca de 3,00 reais.
A língua (espanhol).
Geralmente nem todos os brasileiros que vem para Cuba não tem nenhum contato com o espanhol, o que não se torna um empecilho pois logo na primeira semana iniciamos as aulas de espanhol, de acordo ao seu nível de conhecimento da língua será o nível da classe em que será inserido para as aulas. Tem um nível baixo, um intermediário e um alto.
Os cubículos.
O local em que vivemos é chamado de cubículos, que são quartos que abrigam os estudantes, eles são de diversos tamanhos pode ser que comportem quatros estudantes eu até quatorze. As camas são beliches, e recebemos lençol, toalha de banho e “aseio”, um quite com sabonete, shampoo, gel dental, e escova de dente.
entra em contato comigo meu email
ResponderExcluiradria.prado@gmail.com
to curiosa sobre a vida ai.
abraco